26/06/2015

CONCURSO PARA DIPLOMATA COM INSCRIÇÕES ABERTAS

O Instituto Rio Branco, órgão do Itamaraty, abre, nesta quinta-feira, as inscrições do concurso para diplomatas, com salários de R$ 15.005,26. São 30 vagas para candidatos com nível superior completo em qualquer área. As regras prevêm que duas vagas sejam reservadas para pessoas com dedficiência e seis para candidatos afrodescendentes.As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de julho, pelo site do Cespe/UnB, organizador da seleção. A taxa de participação custa R$ 200.



O processo seletivo terá uma prova objetiva com 73 questões objetivas de Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público. A avaliação deve ser aplicada no dia 2 de agosto.

Os candidatos terão que responder questões compostas por quatro itens para julgamento com as opções “certo” ou “errado”. Assim como outros concursos do Cespe, cada questão que o candidato errar anula uma resposta certa.

A segunda fase será uma prova escrita de Língua Portuguesa, que será composta por uma redação e dois exercícios de interpretação.

A terceira fase terá provas escritas de História do Brasil, Política Internacional e Geografia, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa.