22/06/2015

PERNAMBUCO NA ROTA DAS EÓLICAS

Empresa portuguesa EDP ficou para trás, por não oferecer nada de remuneração no período pré-operacional

A população da região já se acostumou com o visual dos jepees da Troller, fabricante do Ceará que hoje pertence a Ford. Estes carros cortam as ladeiras e altiplanos da chapada em busca de proprietários interessados em arrendar suas terras para a instalação de torres eólicas daqui a 3 anos e meio, quando a Casa dos Ventos poderá iniciar suas operações. 


Pelas regras, ela só poderá participar de leilões do sistema elétrico quando demonstrar capacidade para instalar suas 2 mil torres programadas e cumprir os prazos, que para medição dos ventos dura três anos. 

Em seguida vem a fase de leilão, do qual só pode participar quem demonstrar a capacidade para instalação das torres. A Casa dos Ventos está atropelando a principal concorrente, a portuguesa EDP. Somente em Araripina, quase 100 mil hectares já foram contratados. Dos 650 hectares pretendidos, metade já está contratado na Chapada do Araripe. Os representantes da empresa correm contra o tempo para fechar o cerco e impedir a participação da concorrência. 

Espera contar com a manutenção das regras atuais, que vedam ao dono do terreno o direito de produzir e vender diretamente ao Sistema Nacional.

Torres de medição e ventos bons 


Ao todo, 21 torres de medição já foram instaladas na região. Os ventos são favoráveis, em torno de 10 km/hora, chegando até a 20 km/hora entre os meses de agosto e outubro, quando as rajadas são mais fortes.

Capacidade para abastecer três Pernambucos

Quando as 2 mil torres estiverem gerando cada uma 2 megawat/hora, a Casa dos Ventos terá capacidade para fornecer energia equivalente a três vezes o consumo do estado de Pernambuco. A meta é suprir a demanda de Pernambuco, Ceará, Piauí e Maranhão. O nosso serviço de Será o maior parque eólico do mundo. Nossa espionagem detectou que uma Siderúrgica poderá se instalar nas imediações de Gergelim, entre Pernanbuco e Piauí, onde jazem milhões de toneladas de minério de ferro.



Renda para o dono de terra


Quando em operação, a Casa dos Ventos pagará 1,5% do que faturar com a venda de energia ao Sistema Nacional. Atualmente, cada megawat/hora é vendido por aproximadamente R$ 120,00. No pré-operatório, cada dono de terra receberá 1 Real por mês/hectare, com pagamento anual antecipado. Ou R$ 12,00 por ano, antecipadamente, por cada hectare. 

Quem arrendar 1.000 hectares receberá 12 mil por ano antes de começar a produção. Na fase de produção, deverá receber cerca 30 mil Reais por ano.
É um bom negócio? Quem sabe.. .Somente especialistas podem dizer quanto cada agricultor deveria cobrar pelo aluguel de suas terras. Zé Dirceu está por trás? Passe a mão para descobrir quem já fechou negócio.



Fonte: http://www.marcolandiaemfoco.com/2014/03/pernambuco-empresa-casa-dos-ventos-ira.html