04/08/2013

A PROFISSÃO DE ECONOMISTA


Habilitação: Economista
Duração do Curso: 4 ou 5 anos.
Área: Humanas.
Atributos do Profissional: Dinamismo e Raciocínio Lógico.
Salário Médio: R$ 3.022,00.
A principal função do Economista é analisar o ambiente econômico, examinar projetos para verificar a viabilidade econômica e elaborar planos econômicos para empresas e instituições tais como o governo. Dinamismo é uma das característica mais importantes do profissional de Economia, ele deve sempre estar atento para as variações do mercado financeiro, já que boas oportunidades no mercado passam muito rápido.


Quanto a especialização o economista pode atuar em 2 áreas: Macroeconomia e Microeconomia, a diferença entre estes dois ramos da economia está basicamente na amplitude que tratam.A Macroeconomia leva em conta o contexto de grandes regiões tais como zonas metropolitanas, estados ou países, tratando uma grande quanidade de dados estatísticos, sobre grandes mercados. Já a Microeconomia é mais restrita, levando em conta detalhes mais precisos sobre regiões menores, mercados restritos ou empresas.
Grade Básica do Curso de Economia:
Introdução à Economia
Estatística
Introdução às Ciências Sociais
Cálculo
Instituições de Direito
Matemática Financeira
Contabilidade
Análise de Balanço
Análise do Mercado Financeiro
Sistemas Econômicos
Aspectos Favoráveis da Carreira em Economia
Com o crescimento econômico atual do Brasil e crescimento das exportações, boas oportunidades tem aparecido para os profissionais de economia, principalmente em instituições financeiras tais como bancos privados que estão ajudando a financiar este crescimento e também no governo.Aspectos Desfavoráveis da Carreira em Economia.
O aspecto desfavorável da profissão de economista é a necessidade constante de atualização, tanto atualização teórica, quanto atualização no que diz respeito a situação econômica. Outro aspecto negativo é que muitas vezes o economista sofre grandes cargas de cobrança, principalmente quanto ele está trabalhando com análise de investimentos.
Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/economia/