07/11/2013

Primeiro cruzeiro traz mais de 2 mil turistas à capital alagoana

A temporada de cruzeiros está oficialmente aberta na capital alagoana com a chegada do MSC Orchestra, que possui capacidade para 2.280 passageiros e 900 tripulantes. O navio chega à capital alagoana procedente de Recife e tem como destino a capital baiana, Salvador.

Antes mesmo da chegada do cruzeiro, uma polêmica entre a administração do Porto de Maceió e o governo do Estado foi criada devido a não instalação da tenda do receptivo no terminal de passageiros.

Segundo a superintendente do Porto, Rosiana Beltrão, o atraso na montagem da estrutura se deve ao governo do Estado. Ontem, em nota emitida à imprensa, a Secretaria de Turismo do Estado, o órgão reconheceu o atraso, mas disse estar com a estrutura pronta para ser montada, dependendo apenas da autorização do Porto.

"Há 90 dias tentamos contato com o Governo do Estado. Tivemos reuniões com a Secretaria de Turismo, mas na última sexta-feira, 1º, fomos surpreendidos com a resposta que o Governo não iria participar desta parceria. Rapidamente, o Porto e a Prefeitura de Maceió se organizaram para realizar o atendimento ao turista", informou Beltrão.

Alheios à polêmica, os turistas provenientes dá Itália e Portugal, além das diversas regiões do Brasil, desembarcaram para conhecer as belezas da capital. A temporada de cruzeiros, que este ano receberá número menor de embarcações, prossegue nos meses de dezembro, janeiro e março de 2014. Segundo a Setur, estão confirmadas 22 atracações em Maceió.

De acordo com Marco Antonio Montenegro, chefe do departamento médico do MSC Orchestra, o navio deve retornar para a cidade em dezembro. "Ele retorna em dezembro por causa da proximidade do Natal e Ano Novo", anuncia.

Marco é alagoano e diz ter se formado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Ele trabalha há 13 anos com esse tipo de passeio e revela que sempre "tem uma grande felicidade ao retornar para a terra natal". "Saí daqui quando tinha 25 anos, toda vez que desembarco sempre tenho muitas recordações da cidade", complementa.

A Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) montou também um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) que distribui mapas da cidade (quatro idiomas), Navegue pelos Museus e Caminhe pela Cultura (inglês e português), além de folhetos sobre praias, artesanato e gastronomia para os cruzeiristas.


Prestigie nossos anunciantes