08/11/2013

COLUNA DO MIGUEL - Carreira Profissional, você tem uma?

“Quando você tem uma carreira, você escolhe onde trabalha. Quando você tem apenas um emprego; aceita estar no lugar errado, na hora errada, fazendo aquilo que detesta.”

Vamos começar colocando um ponto final; gosto dessa frase, o autor dela sabia onde queria chegar. E, acredite, até para se pôr um ponto final, é preciso saber onde se quer chegar. Mas a dúvida que paira é essa: “Você até agora teve empregos ou está construindo uma carreira profissional sólida?”

Esses dias estive no interior de Pernambuco, em um hotel no centro de uma cidade, e me reencontrei com uma pessoa que era recepcionista daquele hotel. Anos atrás, estava eu fazendo treinamento para ser recepcionista daquele mesmo hotel, e na oportunidade fui treinado por essa mesma recepcionista. 

Nos cumprimentamos, nos lembramos um do outro, e conversamos um pouco. Ela, empregada e recepcionista há 10 anos na mesma corporação, satisfeita com o que faz, profissional e muito simpática. Perguntou-me o que estava fazendo, respondi: “Sou professor e consultor empresarial.” Ela tomou um pequeno susto, e indagou: “Puxa, em tão pouco tempo você se tornou tudo isso?!”. Respondi com um sorriso no rosto: “Foi preciso muito planejamento, atenção redobrada e muito estudo. Nem sempre a gente pode contar com a sorte.” Ela sorriu, me deu os parabéns, e fui ao café da manhã. Nos despedimos, e se eu tinha alguma dúvida do caminho que estava seguindo, naquela manhã eu tive a certeza que estava no caminho certo.

Ao voltar do café, conversamos mais um pouco, e ela me veio com algumas reclamações: “Eu estou aqui, até quando Deus quiser.” Pensei: “Até quando Deus quiser?!” Jogar toda responsabilidade de nossas escolhas nas mãos de Deus não é algo muito inteligente - continuei pensando. Mas foi por meio dessa forma que ela conseguiu arrumar uma desculpa para suas frustrações. 

Planejar a vida profissional requer muita dedicação, persistência e sensibilidade para ver o futuro no presente, e antes de muita gente. Mas antes disso, de reencontrar essa pessoa, tive outra oportunidade em reconhecer uma carreira profissional sólida, e de uma pessoa satisfeita com aquilo que faz. Taxista há 11 anos, educado, atencioso, e muito simpático - Seu José, nome fictício para essa pessoa que encontrei, me disse algo que tive que anotar assim que cheguei em casa: “Eu faço o que gosto, gosto do que faço, e sou bem pago por isso.” Bingo! É isso mesmo, Seu José! Fazer aquilo que se gosta, e ser bem pago por isso. Quantos de nós não almejamos uma carreira profissional assim? Fazer aquilo que gostamos, e gostar daquilo que fazemos, e sermos bem pagos por isso? Seu José era um sábio taxista, e fazia questão de dizer que era semianalfabeto, e que nunca tinha usado um computador.

Mas diante desses dois profissionais, me fiz a pergunta: Como saber se sou competente para a profissão que escolhi?

Penso que a resposta está dentro de nós, e no retorno daquilo que fazemos. O reconhecimento é a forma humana que Deus encontrou para nos parabenizar. Não há reconhecimento sem trabalho árduo, esforço e resiliência. Ouvi certo dia uma entrevista de um professor, que dizia: “Estar na profissão certa e fazer aquilo que se gosta é desejar aquele momento por uma eternidade e meia.” E você, já encontrou a sua profissão e tem planejado sua carreira profissional? Ou estar apenas esperando o tempo passar, os cabelos brancos chegarem, e com eles a frustração? Será que agora não é a hora de colocar um ponto final? De recomeçar e fazer realmente aquilo que se gosta, e ser reconhecido por isso? Lembre-se: “Quando se sabe onde quer chegar, encontra-se um caminho. Quando não, encontra-se uma desculpa.” E você, o que tem encontrado?


Leniclécio Miguel, 03 de Novembro de 2013.



Saiba mais sobre Leniclécio Miguel.



#

Veja Também:                                                                      


Emprego por estado:                                                           

AC AL AP AM  BA CE DF ES GO MA MT MS MG PA PB PE PR PI RJ RN RS RO RR SC SP SE TO

Matérias Especiais:                                                              
Humor:                                                                                 
Ajude o Informe Vagas Brasil: